Zootopia chegou aos cinemas brasileiros na última quinta-feira como um dos filmes mais aclamados da história da Disney. Mas isso não vem ao caso, até porque já tem uma excelente crítica do Raphael no site para analisar se o filme é tudo isso mesmo (spoiler: é sim). Apesar de não ser um musical, a nova animação conta com uma canção original de Shakira, a grudenta Try Everything.

Música e Disney sempre andaram lado a lado, assim como a música e o cinema na minha vida. Então, resolvi respirar fundo e assumir uma tarefa difícil para a coluna dessa semana que é eleger minhas 10 canções favoritas entre as animações da Disney. Para facilitar (um pouco) utilizei dois critérios importantes: só valem canções de filmes da Walt Disney Animation Studios (ou seja, nada de O Estranho Mundo de Jack ou de animações da Pixar) e só vale uma música por filme (isso não vai ser fácil com alguns casos). Bom, sem mais enrolação, aí vão minhas favoritas:

10 – Hellfire – O Corcunda de Notre Dame: De longe uma das animações mais adultas da Disney (o que explica eu ter odiado quando era criança), O Corcunda de Notre Dame tem em sua trilha sonora uma das canções mais sombrias do estúdio. Hellfire é aquele tradicional momento em que o vilão canta, porém, ao invés de declarar seu plano maligno, o Juiz Frollo interpreta uma música cheia de culpa e fúria, declarando na verdade seu amor à cigana Esmeralda. A sequência é visualmente memorável (e assustadora para uma criança, sério, porque eu vi esse filme com 5 anos?) e no Brasil, o peso da letra se manteve (Qual fogo, do inferno/Tal fogo arde em mim/Desejo eterno, do mal é o estopim).

9 – Under the Sea – A Pequena Sereia: A cena é toda colorida e a música é daquelas que ficam na cabeça por dias e não é pra menos, já que Under the Sea é o momento mais divertido de A Pequena Sereia, em que todos os animais marinhos se juntam para um grandioso número musical feito para convencer a protagonista Ariel, de que não vale a pena o esforço de ir para a superfície, quando o mundo debaixo do mar é muito mais legal. É de longe a melhor música do filme e venceu Oscar, Globo de Ouro e até um Grammy. Versão em português.

8 – I’ll Make a Man Out of You – Mulan: Um dos grandes momentos de Mulan, o número musical de I’ll Make a Man Out of You é mais uma cena tradicional das animações do estúdio: a sequência que mostra a passagem de tempo e a evolução do protagonista. A música merece o destaque pela mensagem de superação e a forma como a canção vai crescendo cada vez mais, junto com a própria Mulan, fazendo o espectador se importar e torcer cada vez mais pela protagonista em uma única cena. E é por isso mesmo que os minutos finais dela são tão emocionantes. Bem, o destaque é merecido por isso e pela ironia no refrão (o treinador quer dizer que vai transformar todo mundo ali em um “homem de verdade”, já para Mulan a mensagem é um pouco diferente…). Versão em português

7 – The Bare Necessities – Mogli – O Menino Lobo: Quase uma ancestral de Hakuna Matata, The Bare Necessities são os inesquecíveis conselhos do urso Balu para Mogli, sobre como viver na floresta. Além de estabelecer com perfeição a personalidade de Balu e a dinâmica entre os dois amigos do menino lobo, ela é embalada por um ritmo contagiante. A versão em português, apesar de contar com um refrão inconfundível (“Necessário/Somente o necessário/O extraordinário é demais”), perde um pouco no conteúdo da letra, mas pelo menos para nós, acaba sendo igualmente bom pela nostalgia.

set_29_hercules_zero_to_hero_by_galaxcardinal-d3hxa87

6 – Zero to Hero – Hércules: Outra sequência de passagem de tempo, Zero to Hero é sensacional. A canção mais bem humorada dessa lista, passa rapidamente pelos 12 trabalhos de Hércules (o que daria um bom filme, mas a Disney decidiu seguir por outro caminho né), além de brincar (tanto na música quanto na cena em que ela é cantada) com a nossa realidade, mostrando o semi-deus colocando as mãos na “calçada da fama” na Grécia e seu rosto estampando uma infinidade de produtos licenciados. A inspiração óbvia na música gospel americana foi uma grande sacada que caiu como uma luva para a música, que aliás, é outra bem grudenta. Versão em português.

5 – Beauty and the Beast  – A Bela e a Fera: Há 25 anos, Beauty and the Beast se tornava a mais bela canção romântica de uma animação da Disney. Justiça seja feita, por mais que outras excelentes baladas tenham vindo depois (Can You Feel the Love Tonight, Colors of the Wind, A Whole New World…), nenhuma consegue evocar o sentimento desta. Curta, mas inesquecível, é uma daquelas canções que só os primeiros acordes já fazem qualquer um lembrar-se de como a Disney tem uma magia que é só dela, conseguindo criar filmes e canções que marcam o cinema (e as nossas vidas) para sempre. Repetiu o feito de Under the Sea e levou Oscar, Globo de Ouro e Grammy.  Versão em português.

4 – When You Wish Upon a Star – Pinóquio: Responsável pelo primeiro Oscar da Disney fora da categoria de Curta de Animação, a belíssima When You Wish Upon a Star tornou-se não apenas a estrela guia da segunda animação da história da Disney como um verdadeiro ícone. A canção, sobre acreditar nos seus sonhos para torná-los realidade, é a ideologia que Walt Disney (o homem, não a empresa) quis adotar para tudo que envolvia o seu nome, do estúdio aos parques.  No fim das contas, a música rendeu centenas de covers, transcendeu seu filme (mais um exemplo da minha coluna da semana passada) e entrou para o imaginário popular, mais um exemplo do poder das boas animações e trilhas do estúdio.  Versão em português.

3 – Friend Like Me – Aladdin: Quem diria que um dos momentos mais brilhantes da carreira do inesquecível Robin Williams seria como um desenho animado? Friend Like Me surge em Aladdin como a apresentação do personagem que rouba a cena a partir do momento que aparece: o inigualável Gênio. Tão fantástica em português quanto é em inglês, Friend Like Me é um dos momentos mais “Robin Williams” de Williams, cheio de exageros, imitações e loucura em meio a uma melodia viciante. O Gênio não tinha como ter uma apresentação melhor.

2 – You’ll Be In My Heart – Tarzan: O fato de ter Phil Collins compondo a trilha sonora, por si só, já torna Tarzan digno de ser visto. E a canção principal do filme é um dos motivos deste ser o último clássico da Disney. Atemporal e com uma letra que pode ir muito além do contexto que tem no filme, You’ll Be In My Heart não é apenas uma das grandes canções das animações da Disney, como é uma das melhores da carreira da Collins. Mais uma do estúdio que ganhou a trinca de prêmios para música no cinema, se juntando a Under the Sea e Beauty and the BeastVersão em português.

Circle_of_Life

1 – Circle of Life – O Rei Leão: Se Phil Collins na trilha sonora já faz o filme valer a pena, o que dizer de O Rei Leão, que conta com ninguém menos que Elton John no posto? Chega a ser ingrato ter que escolher uma única canção da impecável trilha sonora desse clássico para o top 10, mas pelo menos pra mim, se for para colocá-las em comparação, nem existe muita competição. Minha canção favorita entre todas as animações da Disney, Circle of Life tem uma adaptação igualmente bonita para o Brasil e sozinha, com a sua fantástica composição, consegue representar toda a imponência e a grandiosidade do filme, além de ser perfeita para embalar a espetacular sequência inicial. Na verdade, para quem me conhece, era até meio óbvio que essa aqui estaria em primeiro. O Rei Leão é minha animação favorita…

Menção honrosa: Let it Go – Frozen: Ok, vamos admitir uma coisa aqui. Pode ter enchido o saco (e encheu. MUITO), mas Let it Go é a melhor canção de um filme da Disney em muitos anos, graças ao excelente trabalho de Idina Menzel nos vocais e a composição, cheia de significado e lembrando as animações clássicas do estúdio. Não entra no meu top 10, mas merece essa menção sem dúvida. Versão em português (fraquíssima comparada a original, mas eu fiz isso com todas né).

Acho que a lista deixou duas coisas bem evidentes: Sou da geração dos anos 90 e Alan Menken (compositor das trilhas sonoras de todas as animações da Disney nos anos 90, com exceção de O Rei Leão, Mulan e Tarzan) merecia uma estátua gigante no Walt Disney World.

Sempre bom lembrar que essas são as minhas favoritas, então, deixo esse questionamento no ar: quais são as suas canções favoritas das animações da Disney? E o que achou da minha lista? Comente aí embaixo! E nos vemos semana que vem.