Desde que estreou, em 1994, O Rei Leão é considerado um clássico. Tanto a crítica quanto o público geral adoraram (e ainda adoram) o filme graças à qualidade da animação, às músicas contagiantes, ao trabalho de dublagem e, é claro, à história. Só que O Rei Leão fica ainda melhor depois que se descobre que ele também, de certa forma, foi responsável por apresentar a uma nova geração um outro clássico. Uma das maiores obras da literatura mundial e uma das peças de teatro mais famosas do mundo: Hamlet, de William Shakespeare.

E dizer que O Rei Leão é inspirado em Hamlet não é forçar a barra não. Os próprios criadores do filme admitiram que tiveram a obra-prima de Shakespeare como base. E, de fato, quando se conhece a história de Hamlet, as semelhanças entre as duas histórias ficam evidentes. Pra início de conversa, temos os protagonistas, dois jovens príncipes: Simba no reino animal, Hamlet no reino da Dinamarca.

Imagem 1

O pai de ambos é assassinado pelo próprio irmão. Em O Rei Leão, Mufasa é jogado de um penhasco pelo irmão Scar. Em Hamlet, o rei Hamlet (sim, ele tem o mesmo nome que o filho) é morto pelo irmão Claudius, que pingou veneno no ouvido dele.

Imagem 2

O tio assassino então toma o reino para si mesmo.

Imagem 3

O protagonista é banido do reino. Simba vai para a floresta e Hamlet pega um navio para a Inglaterra.

Imagem 4

O fantasma do pai assassinado aparece para o protagonista.

Imagem 5

Depois de um período longe do reino, o príncipe decide retornar e, ao voltar, ele consegue se vingar do tio. Scar é morto pelas hienas e Hamlet mata Claudius com uma espada envenenada.

Imagem 6

Claro que nem tudo em O Rei Leão é igual a Hamlet. Até porque trata-se de um filme alegre para toda a família e não uma tragédia em que praticamente todo mundo morre. Mas é inegável que muito da trama básica é a mesma.

Só que a comparação pode ficar ainda mais interessante quando a gente descobre que Hamlet também é uma obra que usou outra história como base. Pois é, Shakespeare não tirou da cabeça a trama da peça dele. Ela é inspirada em uma lenda nórdica, que conta a história de um personagem chamado…Amleth.

Amleth

Nessa lenda, Amleth é um príncipe da Dinamarca. O pai dele é assassinado pelo próprio irmão. O tio do príncipe então se casa com a mãe de Amleth (Gerutha, cujo nome lembra muito o da mãe de Hamlet, a rainha Gertrude) e toma o reino para si. Amleth é banido, vai para a Inglaterra, passa uma temporada lá e depois retorna, convicto a matar o tio e a tomar seu lugar no trono.

A lenda de Amleth ficou mais conhecida na Europa graças a um texto do século XIII que narrava a história do príncipe, escrito pelo autor dinamarquês Saxo Grammaticus. E apesar de a história ser praticamente idêntica à de Hamlet, há diferenças cruciais, sendo a principal delas o temperamento do protagonista. Enquanto Amleth se torna um forte guerreiro e que está completamente decidido a matar o tio, Hamlet é uma figura que passa boa parte da história em conflito, sem saber se ele é capaz de vingar a morte do pai.

E se nos lembrarmos de O Rei Leão, veremos que Simba é um personagem que, depois de crescer e se tornar forte, decide que precisa retornar ao reino e tomar seu lugar no trono. Ele é convicto, corajoso e enfrenta o tio com a intenção de derrotá-lo. Ou seja, no fim das contas, de certa forma, O Rei Leão conseguiu ser mais semelhante à história original de Amleth do que a peça de Shakespeare.

Não que isso seja um demérito para Hamlet. Boa parte da genialidade e do valor literário da obra de Shakespeare nasce do conflito interno do príncipe da Dinamarca. É em seus momentos de indecisão e de contemplação da própria natureza que vemos Hamlet ser esse personagem fascinante. Não é à toa que a frase mais marcante da peça é justamente o “ser ou não ser, eis a questão”.

Mas não deixa de ser curioso notar a evolução da história de Amleth. Depois de servir de inspiração para uma das peças de teatro mais famosas da história, a lenda nórdica acaba também se transformando em uma das animações mais aclamadas de todos os tempos.

Parece que Amleth realmente estava predestinado à grandeza.

                                                                                                              ————–

Gostou de descobrir a relação entre O Rei Leão e Hamlet? Quer explorar ainda mais esse tema? Então dá uma conferida no novo episódio do meu canal no YouTube, o EntrePlanos! Nele, a gente indica 10 adaptações de Shakespeare para todos os gostos. Tem versões de peças dele em vários estilos: ficção científica, fantasia, comédia romântica, filme de guerra e muito mais. Clica aí!