Escolha uma Página

Não é raro encontrar excelentes filmes sobre jornalismo na história do cinema, alguns que se tornaram clássicos dos clássicos. Todos os Homens do Presidente(1976), Rede de Intrigas (1976), Nos Bastidores da Notícia (1987) e claro, Cidadão Kane (1941) – dado, em muitas listas, como o melhor filme de todos os tempos.

O ano de 2016 já nos brindou com três longas que abordam o tema na história central. Um deles, Spotlight, ganhou o Oscar – de modo justíssimo, aliás. Os outros dois não tiveram tanta repercussão, apesar de contarem com um elenco de peso. Todos os três valem a pena ser vistos.

Vamos à lista (clicando no título vocês terão acesso às críticas completas):

1) SPOTLIGHT – SEGREDOS REVELADOS:

spotlight-elenco

Spotlight é o nome de uma equipe de um jornal americano – o Boston Globe. Os membros do grupo são quase o Bope do jornalismo, pegando caso complexos. O foco aqui são as denúncias contra padres na região de Boston (um local bastante religioso). O caso em tela, como muitos devem saber, envolve pedofilia. O processo investigativo foi um dos pontos altos do longa. A construção da história foi tão primorosa que Spotlight levou o Oscar de melhor roteiro. O ritmo também é bem dosado: podemos sentir o quão frenético é redação de um jornal e também absorver as descobertas feitas pelos personagens. Filmaço.

2) CONSPIRAÇÃO E PODER:

Truth-Film3

Conspiração e Poder, arrisco-me a dizer, traz o dia a dia de uma jornalista de uma forma tão boa, ou até melhor que Spotlight. Não me entendam mal: o filme como um todo é bem inferior àquele, mas neste ponto específico de mostrar esse lado do jornalismo, Conspiração e Poder dá um show. A Cate Blanchett, como quase sempre, dá um peso à personagem principal que sobe e muito a nota geral do filme. E quem brilha muito também é o veteraníssimo Robert Redford. Ele dá uma sobriedade e carisma ao personagem Dan Rather (jornalista muito famoso nos EUA). Ambos nos colocam dentro da trama de uma forma muito verdadeira e mostrando bem o lado emocional da profissão.

3) JOGO DO DINHEIRO:

money-monster-trailer-julia-roberts-george-clooney

O mais recente dos três, inclusive hoje ele ainda está em cartaz (claro que se você está lendo isso em 2039, aí complica…). O longa se passa quase todo em um estúdio de gravação de um programa, o Money Moster. O show traz dicas sobre o mercado financeiro, mas de um jeito bem espalhafatoso. Uma dessas dicas não dá certo e um telespectador resolve fazer o apresentador de refém, ao vivo.  A apresentação é de um personagem do George Clooney e ele faz o tipo performático. Já Julia Roberts faz a diretora do programa e vemos o quão difíceis são certas decisões e como o tempo é curto para ela bater o martelo. Toda a parte de câmera em um estúdio é muito bem trabalhada. O senso de urgência de uma transmissão também é constante.


Enfim, jornalistas e entusiastas do gênero vão adorar os filmes, mas o público em geral também. Podem conferir que não se arrependerão.

E vocês: já viram estes filmes? Gostaram da lista? Tem mais algum de 2016 que trata do tema? Deixem aí nos comentários..

Sugiram também temas de filmes recentes que queiram ver listas ; )

Gostou da matéria? Apoie o Acabou de Acabar no Patreon!

Comments

comments