Quando se fala de Festivais de Cinema, todo mundo pensa nos mais conhecidos do mundo. Cannes, Toronto, Sundance, Berlin, etc. Todo ano, esses eventos revelam ao público o que há de melhor no mundo da sétima arte atualmente.

Mas o ser humano é uma criatura peculiar, e é claro que ele também criaria festivais de cinema que são um tanto…diferentes. A seguir, você confere alguns dos festivais de cinema mais curiosos espalhados pelo mundo.

International Random Film Festival

Normalmente, festivais de cinema são uma competição entre várias obras, para escolher as melhores. Para contestar isso, foi criado o International Random Film Festival (algo como “Festival Internacional de Cinema Aleatório”).

Funciona assim: candidatos inscrevem seus filmes via internet. A organização então escolhe qual método usar para fazer a seleção do festival. Por exemplo: em 2013, eles colaram, em uma parede, folhas com os nomes de todos filmes inscritos e jogaram pedras com tinta vermelha nos papéis. Os filmes que fossem marcados pela tinta foram os escolhidos para concorrer.

Além disso, os vencedores de cada categoria são escolhidos aleatoriamente, assim como o local de cada edição. A escolha da cidade onde o evento vai acontecer é feito com um gerador aleatória de coordenadas geográficas.

A última edição do International Random Film Festival foi em 2015, na cidade de Hofuf, na Arábia Saudita.

The International Moustache Film Festival

International Moustache Film Festival

A arte de crescer um bigode tem fãs intensos. E foram justamente esses adeptos dos pêlos faciais que criaram o The International Moustache Film Festival (“Festival Internacional de Cinema do Bigode”), nos Estados Unidos.

Para um filme concorrer nesse festival, ele precisa ou ter uma temática relacionada a bigodes ou então ter no elenco um ator que use um bigode (mesmo que seja falso). E cada categoria faz homenagem a algum bigodudo famoso: o Prêmio Dali (em referência ao pintor surrealista Salvador Dali) celebra o filme mais absurdo; já o Prêmio Chaplin (Charlie Chaplin, é claro) escolhe a melhor comédia; a melhor música é eleita pelo Prêmio Zappa (em homenagem ao músico Frank Zappa).

A edição deste ano do International Moustache Film Festival foi cancelada, mas o festival retornará em 2017, de acordo com o site oficial.

Bring Your Own Film Festival

A cidade de Puri, na Índia, onde aconteceo Bring Your Own Movie Festival

A cidade de Puri, na Índia, onde acontece o Bring Your Own Film Festival

Esse aqui é outro festival que preferiu contestar a estrutura clássica de competição entre filmes. No Bring Your Own Film Festival (“Festival Traga Seu Próprio Filme”), não é feito qualquer tipo de seleção restrita. Quem quiser exibir um filme, só precisa ir ao local, inscrever a obra em um horário disponível e pronto.

Ele acontece na cidade de Puri, na Índia e, nele, não há júri, não há premiações, não há categorias. A intenção é apenas celebrar o cinema de forma coletiva e não hierarquizada.

A edição deste ano aconteceu entre os dias 21 e 25 de fevereiro.

Bicycle Film Festival

Bike 2

O nome desse aqui já entrega: o Bicycle Film Festival (Festival de Cinema da Bicicleta) é focado em…bicicletas. Todos os filmes selecionados devem ter alguma relação com o meio de transporte urbano.

Se você já achou a ideia estranha, espere até saber como ele surgiu: o fundador, Brendt Barbur, teve a ideia de criar um festival que celebrasse bicicletas depois de ter sido atropelado por um ônibus enquanto andava de bicicleta.

Por mais exótica que a ideia possa parecer, o festival tem um forte intuito de discutir mobilidade urbana e políticas de transporte, usando a bicicleta como figura central e celebrando-a por meio do cinema.

Bycicle Film Festival acontece este ano em seis cidades diferentes, em datas separadas: Nova York,  Brighton, Amsterdam, Milão, Cidade do México e Sidney. A edição deste ano já começou e está acontecendo agora mesmo, em Nova York,  entre os dias 22 e 26 de junho.